Nunca se falou tanto em economia de recursos, sustentabilidade e TI verde. O mundo que vivemos esta cada vez mais saturado e se faz cada vez mais necessário o investimento em tecnologias que possam reduzir o consumo de recursos. Em paralelo a isso, o poder computacional cresce de forma gigantesca, um exemplo básico desta evolução esta no seu bolso: quantos GHz (ou MHz) seu smartphone possui?
Frear esta evolução é impossível, cada vez mais veremos smartphones, tablets, ultrabooks e outros gadgets tomando conta do mercado. Hoje qualquer criança já possui um smartphone e isso tem se tornado um grande desafio para a humanidade, como fazer para unirmos a evolução constante e inevitável com a sustentabilidade. Uma das respostas para esta pergunta com certeza é a virtualização de servidores. Muito tem se falado desta tecnologia e muitos benefícios tem se explorado ao longo dos anos, não é segredo nem novidade para ninguém todas as vantagens que a virtualização proporciona para aqueles que a usam. Escalabilidade, gerenciamento simplificado, provisionamento, melhor uso do hardware estão dentre os benefícios.Redução na geração de lixo eletrônico
Segundo uma pesquisa da revista Info, até o final de 2011 o mundo gerou 50 milhões de toneladas de lixo eletrônico! E isso é equivalente a todo o lixo que uma cidade como São Paulo gera em 8 anos. Todos os anos milhares de computadores são descartados por simplesmente não atenderem mais as expectativas. Com a evolução dos softwares, cada vez mais se pede hardwares mais potentes e aquele servidor que a 1 ano te atendia hoje já não lhe atende mais. Grande parte da culpa deste fato é o pensamento imediatista dos gestores de TI, que não se programam a longo prazo, não fazem metas de crescimento e consequentemente não se compra pensando no futuro. Isso faz com que seja necessário o constante investimento em novos computadores, descartando os antigos.
Uma virtualização bem planejada pode ajudar a evitar este crescimento de geração de lixo eletrônico. O planejamento do crescimento aliado a virtualização promovem a aquisição de computadores que vão atender a necessidade de uma empresa por 3, 4, 5 anos sem a necessidade de aquisição de novos equipamentos, no máximo acontecerá o melhoramento dos computadores já existentes com a aquisição de discos e memória, por exemplo.
Redução no consumo de energia elétrica.
Não tem o que se discutir com relação a grande economia de energia elétrica que a adoção da virtualização proporciona. Esta conta é bem simples: imagine 10 servidores físicos, cada servidor terá no mínimo 1 fonte – se formos falar de servidores homologados teremos 2 fontes para cada servidor. Neste cenário teremos 20 fontes ligadas à rede elétrica consumindo energia. Se virtualizarmos estes 10 servidores usando apenas 2 servidores físicos, teremos não mais 20 fontes e sim 4. Não precisamos ser bons em matemática para termos uma ideia da economia gerada com a virtualização.
Um outro fator importante é a geração de calor, pois cada servidor ligado gera uma quantidade de calor e, consequentemente, aumenta a necessidade de uma maior refrigeração. Ou seja, com a virtualização você também economiza com aquisição de aparelhos de ar condicionado.
Reportagem: Frederico Neves. http://www.profissionaisti.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário