As organizações de TI que abordarem a transição para a nuvem de maneira estratégica e metódica serão as mais bem-sucedidas.
Quando começou a pensar em transferir uma ou mais cargas de trabalho para uma infraestrutura em nuvem interna ou externa, você:
Analisou seu portfólio e priorizou os aplicativos que tirariam maior proveito de uma abordagem de computação em nuvem?
Atingiu 100% da virtualização das cargas de trabalho que você está visando para a nuvem, incluindo a virtualização da infraestrutura (servidores, armazenamento e rede)?
Considerou ou definiu os serviços padrão que você deseja oferecer com os níveis de serviço associados?
Descreveu e, em alguns casos, redefiniu os protocolos de segurança e os requisitos de conformidade?
Otimizou sua arquitetura, infraestrutura e procedimentos e políticas organizacionais, incluindo controle, para oferecer suporte a um modelo de consumo de serviço?
Considerou como alterar sua abordagem para o planejamento de capacidade, já que estará usando um pool compartilhado de recursos gerenciados e os usuários finais terão acesso direto aos recursos do sistema?
Discutiu como executará a cobrança retroativa ou a apresentação de custos aos usuários e à empresa?
Considerou o gerenciamento de mudanças na área de TI, nas linhas de negócios, na aquisição e em outros itens que serão necessários para oferecer suporte à transição para a computação em nuvem, incluindo mudanças em funções, capacitação, treinamento e procedimentos de certificação?
Avalie bem!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário